terça-feira, 24 de julho de 2007

Fadas boas e fadas más

Andava eu à procura de uns poemas de Sophia de Mello Breyner…daqueles que lembram a praia e o mar…quando me deparei com um excerto do livro da mesma escritora – A Fada Oriana – livro que nunca li. Achei tão bonito e simples o excerto que vos deixo com ele.

"Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más.
As fadas boas regam as flores com orvalho, acendem o lume dos velhos, seguram pelo bibe as crianças que vão cair ao rio, encantam os jardins, dançam no ar, inventam sonhos e, à noite, põem moedas de oiro dentro dos sapatos dos pobres.
As fadas más fazem secar as fontes, apagam a fogueira dos pastores, rasgam a roupa que está ao sol a secar, desencantam os jardins, arreliam as crianças, atormentam os animais e roubam o dinheiro dos pobres.
Quando uma fada boa vê uma árvore morta, com os ramos secos e sem folhas, toca-lhe com a sua varinha de condão e no mesmo instante a árvore cobre-se de folhas, de flores, de frutos e de pássaros a cantar.
Quando uma fada má vê uma árvore cheia de folhas, de flores, de frutos e de pássaros a cantar, toca-lhe com a sua varinha mágica do mau fado, e no mesmo instante um vento gelado arranca as folhas, os frutos apodrecem, as flores murcham e os pássaros caem mortos no chão."

Vamos ser fadas boas!!!
Boa semana!
Saudações rítmicas!

2 comentários:

Marina disse...

Miuda Angelical, passei por aqui so p te desejar um beijito de boas ferias!
Eu espero voltar em breve!
;-)

Beijitos

Unknown disse...

depois de quase um mês deste post ter sido exibido, venho dizer que, as fadas boas... são isso mesmo, boas, e as fadas más, são isso mesmo, más... (comentário mais parvo)

É como tudo na vida... Mas espero que a fada boa dê umas voltas nos jogos do benfica -.-